domingo, janeiro 27, 2013

Exercícios para entrar no novo ano com o pé direito


É muito importante entrar no novo ano com o pé direito. Em anos anteriores, tenho-me desleixado nesta tarefa. Às vezes entro no ano a dançar, sem saber se é o pé direito se é o esquerdo que vai primeiro; às vezes entro no ano a saltar, entrando assim de rompante no ano que mal começa; e às vezes, confesso, entro com o pé esquerdo, sem pensar nas consequências que isso me trará para o resto do ano. Mas desta vez não! Este ano não quero mesmo falhar neste difícil exercício por isso decidi estudar bem a lição e planear três passos infalíveis (todos eles com o pé direito em mente), para entrar no ano novo (vida nova) em grande estilo...

Primeiro, há que não ter problemas de lateralidade... É fundamental saber qual é o pé direito, qual o esquerdo, para sabermos qual o que devemos avançar primeiro na direcção do novo ano. Assim, passei semanas a estudar o meu pé direito e o esquerdo. Posso confirmar que, tanto consigo ver, são iguais, o direito é ligeiramente maior que o esquerdo. Por outro lado, confirmo também que continuo a não achar os pés uma parte bonita da anatomia humana.

Segundo, é preciso relaxar, não podemos estar muito nervosos se não ainda podemos tropeçar, esquecer de pôr um pé à frente do outro, ou corremos mesmo o risco de os pés irem e nós ficarmos para trás. Nesse sentido, passei semanas em exercícios zen, de relaxamento, para estar calma no momento da "grande entrada". Este exercício teve de ser interrompido rapidamente quando me apercebi que as sessões zen eram demasiado calmas e silenciosas para mim, deixando-me por isso com os nervos em franja.

Terceiro, há que não ter medo, o que queremos é convicção! Há muito tempo ensinaram-me: faças o que fizeres, fá-lo com convicção e vai correr tudo bem. Há muito tempo, percebi que isso é mentira... Mas percebi-o com muita convicção!

Tudo pronto... Já sei qual é o meu pé direito; já inspirei bem fundo; transpiro convicção... avante com o pé direito, novo ano aqui vou eu!

...

E o pé direito tropeça-se no ano passado, e o esquerdo neste ano que chegou... os pés ficam para trás e entro no novo ano assim mesmo, como tem de ser, de cabeça... e com muita convicção!

(Eu bem que nunca gostei de pés...)



Imagem: Tirada de http://www.hdwallpapers.in/in_shoes-wallpapers.html.  

Sem comentários: